terça-feira, 4 de outubro de 2011

Relevo de Mato Grosso do Sul

O relevo de Mato Grosso do Sul apresenta altitudes moderadas, tendo seu ponto culminante a 1.160 m de altitude no Morro Grande. Apresenta o complexo do Pantanal no extremo oeste, planícies na parte noroeste e planaltos com escarpas na serra da Bodoquena. No entanto, de um modo geral, a paisagem natural do estado pode ser dividida em dois grandes conjuntos, segundo as duas bacias hidrográficas do estado, a do Paraná a leste e a do Paraguai a oeste. Na bacia do Paraná predominam os chapadões, planaltos e vales, com altitudes mais elevadas e rupturas de declive ao norte.

Já na bacia do Paraguai, o relevo pode ser dividido em dois grupos bem distintos. Na área do Pantanal Sul-matogrossense, mais próximo à calha do rio principal, o relevo é aplainado e inundável, constituindo campos naturais. Já nas demais áreas da bacia, o relevo é mais elevado, encontrando com muita freqüência rupturas de declive ou relevos residuais. Os principais rios do estado são o Paraguai, o Paraná, o Paranaíba, o Miranda, o Aquidauana, o Taquari, o Negro, o Apa e o Correntes.







.

Um comentário:

  1. E É ESSE ALAGAMENTO ANUAL QUE FAZ DO PANTANAL O QUE É.RICO EM DIVERSIDADE DE FLORA E FAUNA,CONSIDERADO HJ PATRIMONIO MUNDIAL.

    ResponderExcluir